sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Retratos do PET 1996-1998

I PETEP (UFRPE, 1996)
Em pé: Prof. Ricardo (coordenador nacional dos PET's de Ciências Agrárias), Rosi, Ana Karine, Laura, Toni, Aderaldo, Clodoaldo e Adriano.
Agachados: Eryvan, Wagner e Robson.

IV Ciclo de Palestras sobre a Valorização do Profissional de Engenharia Agronômica (julho/1996)
Em pé: Eryvan, Aderaldo, Valdomiro, Clodoaldo e Wagner.
Sentados: Laura, Robson e Adriano.

No mesmo evento: Eryvan, Robson, Wagner, Nelson, Valdomiro, Leitinho, Laura, Clodoaldo, Ana Karine, Toni e Aderaldo.

Ainda no mesmo evento
Em pé: Aderaldo, Leitinho (parece que está agachado, mas está em pé...), Marcelo, Dodô, Valdomiro e Eryvan.
Agachados: Clodoaldo, Robson, Adriano e Wagner.

II PETEP (UFPE, 1997)
Em pé: Gabriela, Eryvan, Valdomiro, Taciana, Christian, Rosi e Eurides (coordenadora dos PET's da UFRPE àquela época).
Agachados: Nélson Sá, Kércya e Marcelo.

Sala do PET (1998)
Em pé: Nélson Sá, Valdomiro, Gabriela, Nelson Suassuna, Wagner, Leitinho e Jarbas (por onde anda essa figura???)
Sentado: Eryvan

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Futebol-força em Tamandaré

Em seus primeiros anos de existência, o PET vivia uma intensa campanha de socialização interna, incentivada por nossa sempre idealista tutora, que lutava solitariamente para promover encontros informais fora do ambiente de trabalho, visando ao fortalecimento de vínculos e amizades entre os bolsistas. Naquela época, ainda éramos um "quase-grupo": salvo raras exceções, um amontoado de talentos individuais concentrados em suas próprias atividades e interesses, que se reuniam periodicamente por obrigação. O esvaziamento das reuniões ordinárias semanais era algo comum.
Em meados de 1996, um desses "eventos de integração" foi um fim-de-semana na casa de praia da família de Toni, em Tamandaré. Participaram Toni, Valdomiro, Rosi, Eline, Ana Karine, Jamílson, Nelson, Adriano, Aderaldo, Clodoaldo, Leitinho, Eryvan, Alexandra, Gil Silva, Wagner... e quem mais? Não tenho fotos (alguém tem?) e guardo poucas recordações desse passeio: um suco de mangaba e uma panelada de caranguejo preparados coletivamente... um saboroso macarrão ao molho branco feito por Rosi... uma garrafa de Johnnie Walker "do preto" e um passeio de lancha patrocinados por Toni... Valdomiro se embriagando com caipirinha de cana Caribé, e atirando os copos de vidro no gramado, como se fossem descartáveis...
Entretanto, a lembrança mais marcante que carrego é a de uma partida de futebol à beira-mar. Para mim, não passava de uma diversão sem compromisso. Mas os xepeiros jogavam com muita raça, e fiquei chocado quando, após tomar um drible humilhante de Clodoaldo - numa disparada sensacional que culminou num belo gol -, fui duramente repreendido por meu companheiro de time Adriano: "Porra, Japa!!! Entra prá quebrar!!! ESQUECE QUE ELE É SEU AMIGO!!!"
Meus ideais de futebol-arte desmoronaram... e eu constatei que o bem-sucedido "estilo Dunga" - recém-vitorioso na Copa de 1994 - já havia se disseminado até entre os peladeiros. Naquele instante, tive de substituir as imagens mentais de Raí e Romário pelas de Júnior Baiano e Mauro Silva...

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Oh, oh, oh, Rosimar...

Durante o coquetel de encerramento do II Simpósio Brasileiro sobre Acerola (Petrolina, 1995), um grupo de alunos da UFRPE aproveitou o intervalo de descanso dos músicos para homenagear a sua querida professora de Fruticultura.

Banda Vuô: Wagner, Christianno Sanguineti, Aleardo, Guilherme Câmara e Nelson Suassuna

Ocorre que, entorpecidos pelo álcool, não perceberam que, na verdade, exporiam sua mestra a um "mico" constrangedor perante a comunidade acerológica, onde estavam presentes Gonzaga Neto, Ivo Manica, Elesbão Alves et al..
Parodiando um hit da axé-music, insistentes e desafinados, obrigaram nossa Rosi a subir no palco para proferir o seu discurso de "agradecimento".

O sorriso amarelo de Rosi...