quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pedágio...também já fizemos!!!

Ao ler o e-mail de Eryvan sobre o pedágio em sinal realizado pelo PET-Bio recentemente, lembrei da estória hilária nossa na busca por recursos para irmos ao ENAPET em 2002 (?).
Marcelo era extremamente empolgado com o grupo. Daqueles caras que a veia do pescoço fica sobressalente quando fala, quando consegue sair alguma voz de sua boca de tão empolgado que fica.
Estávamos determinados a ir ao evento mas não tínhamos dinheiro. Daí ele lançou a ideia em uma reunião de fazermos pedágio. "- O que é isso?, o PET não precisa se humilhar a tanto"...alguém do grupo tinha conseguido desestimular a todos. Mesmo assim ele estava determinado a ir vender caneta. E eu fui com ele. Nunca tinhámos feito isso na vida.
Mas vamos lá, deixamos a vergonha na Rural e fomos para Boa Viagem vender caneta no ponto de Ônibus do Colégio Boa Viagem. A cada caneta, ia a estória do PET, a situação atual e o propósito da arrecadação. Depois da décima conversa, tudo era espontâneo, um sucesso na atividade de fazer inveja a vendedor de sinal. Ao final do dia parecia que tínhamos assaltado um cobrador de ônibus porque voltamos com uns 2 kg de moeda e com talvez metade das canetas que levamos. Muita gente ficava com pena da gente e dava o dinheiro para ajudar e falava para a gente manter a caneta para vender para alguma outra pessoa.
No final das contas foi uma ótima atividade de extensão (não registrada no relatório de final de ano, talvez tenha merecido dando o devido enfoque), uma pena que mais gente não tenha participado. Valeu um sementre inteiro de conhecimentos antropologia rural. A cada discurso repetido que a gente fazia, escutava um depoimento diferente de alguém que tem um filho ou sobrinho que gostaria que tivesse essa determinação, companheirismo, inteligência... Treinamento no PET também é treinamento na vida.

2 comentários:

Wagner Okasaki disse...

Massa esse relato, Flávio!
Você leu o post "Odisseia no Antigo Continente"? Nele, eu conto como a gente arrecadou dinheiro para viajar para um congresso na França.

abraço

Flavio disse...

Pois é. Li sim. Têm também relatos de Leiron do período 2000-2002. Se realmente os depoimentos do blog culminarem com o livro dos 20 anos do grupo a gente precisa integrar experiências semelhantes (aprendizados intrínsecos ao PET independente do grupo do momento!).